terça-feira, 12 de agosto de 2008

palestra




Ouve uma palestra na minha escola que falava sobre a água e como usa-la e tal. Foi muito legal nos rimos e aprendemos muitas coisas importantes para nos .


deram ate um folders(não sei como escreve-se) que agora vou publicar para voces verem e lerem !!!!!




''Nossa água está poluída''


A cidade de Porto Alegre possui muitos arroios, riachos e valas.É por meio deles que a água e drenada e copnduzida até o Lago Guaíba, manancialq abastece nosso minicípio.Assim, quanto maois lixo e despejado diretamente nos arroios e mais dificil e caro torna-se o tratamento da água que recebemos em nossas residências.Além disso, o lixo contribui muito para o surgimento de moscas, mosquitos, baratas e retos, todos transmissores de doenças perigosas, principalmente para a saude de quem mora próximo às regiões de passasgem de água .


Doenças transmitidas pela água contaminada matam uma criança a cada 15 segundos no mundo, e estão relacionadas ã maioria dos casos de desnutrição. O cúmulo de lixo e desmatamento também aumenta bastante o risco de enchentes durante as chuvas .

A preservação do meio ambiente e o cuidado com o destino correto do lixo é responsabilidade de toda a comunidade .Consumir somente o necessário, preferir produtos com embalagens reciclaveis, separar e destinar corretamente o lixo seco e ôrganico são atitudes que beneficiam a ti e a natureza.



O problema das Algas no Manancial de Abastecimento Público de

Porto Alegre


No últimos anos, em divesrsos locais do Brasil, tem ocorrido um aumento expressivo no desenvolvimento de algas azuis nos manancias de abastecimento (lagos uo rios de onde é retirada a água para ser tratada e distribuída para a população). Esse crescimento desequilibrado das algas também e resultado das ações impensadas do ser humano em relaçào à naturesa. Todo lixo que é despejado nos arrois e nas ruas de Porto Alegre, somando ao esgoto municipal, foram um grande volume de matéria ôrganica que corre para o mesmo manancial (Lago Guaíba). As algas que vivem no Guaíba se alimentão dessa poluição , que somada à falta de chuva e ao calor, criam as condições ideais para uma produção em grande escala, que causa gosto e odor na água que chega em nossas casa . Embora a proliferação das algas causes alterações na água,o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (Dmae)garante sua potabilidade segundo os parametros estabelecidos pela portaria 518/04 do Ministério da Saúde.

Especificamente, noRio Grande do Sul, na bacia hidrogafica do Lago Guaíba, que inclui parte da região metropolitana de Porto Alegre, as algas têm se multiplicado mais acentuadamente, colocando em alerta as autoridades da saúde pública e todos aquele responsáveis pelo abastecimento de água como o Dmae.Para remover as toxinas liberadas pelas algas o Dmae dispõe de métodos de adsorção e/ou oxidação, ultilizando o carvão ativado e outros produtos, tais como Cloro, o Ozônio e Pergamanato de Potássio.














Nenhum comentário: